terça-feira, setembro 13, 2005

Imigração - parte I


Quem nunca escutou esta temida palavra?

Realmente isto é uma das maiores preocupações dos viajantes e dos governos. Os viajantes temidos com uma possível deportação / remoção e os governantes preocupados com a instabilidade econômica e social.

Depois de 11 de setembro de 2001 (lembro que trabalhava na Vasp e naquele dia tivemos um “bum” de chamadas com solicitações de cancelamento de viagens e no período da tarde estava no curso de inglês - aposto que quase todo mundo se lembra o que estava fazendo neste dia?) - continuando, a grande maioria dos países, principalmente os de 1º mundo criaram diversas barreiras, temidos por novos ataques.

O nosso querido Brasil sempre foi um país almejado pelos imigrantes, principalmente europeus e asiáticos no inicio da década passada. Um terra promissora onde todos queriam apenas a "liberdade". Isto explica porquê somos uma nação miscigenada e eclética. Hoje vivemos um momento inverso, onde brasileiros buscam novas oportunidades, uns vão atrás de trabalho, outros estudos e aventuras, como também buscam uma sociedade mais justa e menos violenta (contrastes que encontramos em muitas cidades brasileiras).

O México passará a exigir visto para todos cidadãos brasileiros a partir do dia 23/10/2005, na tentativa de reduzir o número de brasileiros ilegais que tentam atravessar a fronteira americana. Este ano, já foram quase 15 mil presos, imagina quantos conseguiram imigrar? Esta tentativa agradou muitas pessoas do governo americano e aos integrantes da CPI dos Ilegais dirigida pelo bispo e senador Marcelo Crivella. Como o Brasil trabalha com a reciprocidade, sendo assim os mexicanos também precisarão de visto para nos visitar. Por outro lado há um projeto no governo onde tentam excluir esta lei de reciprocidade para os cidadãos americanos no intuito de aumentar o turismo no Brasil.

Vendo uma reportagem descobri que nós também somos alvos de imigrantes ilegais de países latino-americanos e africanos. Temos uma grande facilidade de acesso, só na cidade de São Paulo residem mais de 60 mil bolivianos ilegais e 25 mil legais, em seguida vêem os nigerianos que compõe a segunda maior comunidades de ilegais na capital paulista. Desde o dia 07/09/2005 os bolivianos não precisam mais de passaporte para visitar o Brasil, basta apenas apresentar o RG, isto com certeza aumentará o fluxo de ilegais para o Brasil. Mas vocês devem estar se perguntando, Mas imigrarem para o Brasil? Exatamente, eles aglomeram-se em curtiços na região central da cidade para trabalharem principalmente para empresários coreanos e asíaticos em geral, onde sujeitam-se a receber salários abaixo do valor de mercado.

Hoje vendo o jornal local daqui de Sampa - SPTV da Rede Globo assisti a uma notícia horrível, onde uma família de descendentes japoneses foram assassinados pois estavam de férias no Brasil (com a mala repleta de dólares - resultado de muito trabalho) e foram alvos de marginais próximos da família que sabiam da existência deste dinheiro. Muitos brasileiros como esta família partem para o Japão, para vocês terem uma idéia, só ano passado, foram mais de 20 mil brasileiros trabalharem legalmente no Japão.

Nos Estados Unidos, Canadá e Austrália a imigração é diferente da União Européia, há sempre a exigência do visto independente do tempo de permanência, o mesmo deve ser solicitado no país de origem, caso o visto seja concedido à imigração no país de destino é muito mais tranqüila, mas todos estão sujeitos a entrevista e a deportação caso seja identificado algo pelos agentes da imigração ou até mesmo se eles não forem com sua cara. Lembro-me do ano passado quando tive a oportunidade de visitar os EUA através da empresa em que trabalho. Tive que solicitar o visto aqui no consulado de S.Paulo, na chegada você é extremamente revistado, internamente você se depara com brasileiros (funcionários do consulado) muito mal-educados e que nem se quer olham nos seus olhos. Os 27 cônsul (todos americanos óbvio) que trabalham no consulado americano de SP a grande maioria mal-educada e que nem olham pra você, vários casos ele apenas negam sem olhar nada! No dia da minha entrevista os 3 ônibus que vieram de Governador Valadares-MG todos voltaram com o visto negado. Graças a Deus tive meu visto concedido (apesar de valer apenas 3 meses) e na imigração foi hiper tranquilo (apesar que estava com um grupo de 12 pessoas da empresa em qual trabalho). Uma dado interessante é que o consulado americano de SP efetua 500 entrevistas diariamente - não preciso nem responder que a grande maioria é NEGADA.

No Canadá e Austrália depois de toda burocracia aqui em solos brasileiros, caso consiga o visto tudo ficará mais facíl, você recebe até um "Welcome - Boas Vindas" dos agentes da imigração.

Consegui alguns dados bem interessantes sobre a União Européia onde publicarei no próximo Post, porquê este aqui ficou bem longo... vou falar de Londres, é claro!

Abraços e comentem!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Judge to Diocese: Hands Off
Free headlines to your e-mail inbox or RSS reader. CTDirect Go CTWeekly Go RSS Feed New Today Editorial: God's Plan for Christians in Business Books & Culture Corner: How Wide the Divide? Breakaway California ...
Could your blog earn you $$? feed reader Find out how with this FREE 5 day course on Blogs & RSS Feeds.

8:44 PM  
Blogger Unknown said...

UAU!
Parabéns pelo post, tá bom demais!
Beijos

8:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

mto bom seu post, vc eh um bom escritor e intendente do assunto. foi de mto aproveito p/ mim. meus parabens e obrigado!!

9:52 PM  

Postar um comentário

<< Home