quarta-feira, março 15, 2006

Evento para o "Home Office" ?

Olha eu na area de novo!
Bom, antes de tudo quero dizer que ja recebi varias perguntas e que amanha provavelmente eu postarei as resposta consolidadas aqui. Quem tiver duvida ateh la... estou a disposicao!
Mas hoje quero narrar um fato engracado.
Hoje pela manha fui trabalhar num hotel onde faria parte do staff que estaria servindo o almoco para uma empresa. Na semana passada me supreendi quando vi que a empresa era a IBM (empresa para qual eu prestava servicos de viagens no Brasil), porem hoje nao foi uma empresa, foi o Home Office.
Na hora que vi gelei pq eram 400 convidados. Para quem nao sabe o Home Office eh como se fosse o Ministerio de Imigracao, sao consul, oficiais de imigracao...etc!
No primeiro momento fiquei assustado, no staff do evento haviam mais 2 brasileiras com problemas na documentacao e por isso ficaram um pouco com medo e decidiram nao falar portugues durante o evento..foi muito engracado!
Mas reparando na organizacao do evento, tudo foi muito legal.... quando passava pelos stands para servir ficava reparando nos folders e nisso enxerguei um outro lado do Home Office.
Aqui eles sao muitos preocupados SIM em receber aqueles que tiveram o visto, cidadania, residencia ou asilo aprovados. Eles possuem varios programas, sejam de works permit (permissao para trabalhar, principalmente nas areas que eles possuem pouca demanda) entre outras.
Estava vendo uma estatistica e ano passo foram solicitados 2.500.000 (dois milhoes e meio) de visto para ingressarem no Reino Unido e deste 490 mil foram negados. No ranking dos 10 paises onde ha mais solicitacoes de visto de estudante adivinhem o que eu vi?
Brasil?
Nao... realmente o Brasil nao esta entre os 10 paises com mair numeros de estudantes. Todos os 10 sao da Asia. Em primeiro lugar vem um pais que nao consegui decifrar o nome (este pais pediu 30 mil vistos de estudantes ano passado) e em seguido a China com 28 mil solicitacoes.
Tinha um stand do EC - Entry Clearance porem nao consegui chegar muito perto para entender o que estava falando, mas pelo que vi de longe estava falando da facilidade do visto on-line e de que em alguns paises o pagamento do visto e taxa do correio eh feito pela internet no momento da solicitacao do visto (isto deve chegar em breve no Brasil, assim ninguem mais precisara enviar o cheque nominal junto com os documentos para o consulado).

E o publico do evento realmente eram educados e atenciosos.

Que engracado neh? Nunca pensei que passeria por isso....

Vou indo nessa... ateh amanha!
Leandro Gandra

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Grande Leandro, sempre com novidades!!
Não esquece de responder minhas perguntas (nem lembro agora quais são, acho q só falat uma, sobre a carteira de estudante da STB, se vale a pena fazer. Custa uns 35 reais e vale por 1 ano).
Ah, tbém queria contar q meu cheque de pgto do EC foi descontado ontem! Espero q isso queira dizer q eles estão analisando a minha papelada!!
Torce por mim, q eu continuo torcendo por ti, pra q tudo dê certo aí...
Abração, hora de voltar ao trabalho!
Sabrina/RS

4:03 PM  
Blogger Leo said...

heheheh
Engraçado mesmo... os estudantes morrem de medo desse pessoal. E você acabou servindo os caras?

Parabéns pelo blog, é o melhor blog de relatos sobre o Reino Unido que conheço.

8:36 PM  
Blogger dan said...

oi Leandro,

seus posts sao realmente muito instrutivos, ja venho lendo a algum tempo; gostaria de saber qual é a sua escola!

um abraço
sorte sempre

9:48 PM  
Blogger Natercia Gurgel said...

Aê... Lê.. q honra hein.. caracas.. já tá trabalhnado em grandes eventos..
q bom msm.. parabéns pra vc,.. e sucesso sempre.. c sabe q to torcendo né!!

um xêro

1:48 PM  

Postar um comentário

<< Home