segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Deportacao / Remocao

Bom, antes de tudo eu pensei muito em relatar isso, eh um assunto extremamente chato, se vc lerem bem no inicio do meu blog eu relatei o que ocorre na teoria nas maiorias das imigracoes dos paises de 1º mundo, mas agora vou relatar o que aconteceu numa situacao muito chata e muito proximo de mim. Nao queria falar pois sei que minha amiga le este blog e tocar neste assunto com certeza ira aumentar esta ferida aberta, mas como sempre quis ajudar e ser o mais aberto possivel com este blog com a funcao de utilidade publica. Peco desculpa a ela e que o que ocorreu com ela servira de exemplo para muitos.

Vamos la,
Minha amiga XXXX solicitou o visto no Brasil para um curso de 9 meses na Stanton, ela teve o visto negado pois nao deixou muito claro de como sera o patrocinio (conforme justificativa do consulado), ela resolveu nao recorrer pois nao teria outras maneiras de deixar mais claro o patrocinio que ela teria. Ela resolveu entao reduzir o curso para 6 meses e tentar o visto na imigracao.

Na ultima quinta-feira ela embarcou, depois de muitas horas de voo e conexao em Zurich ela posou em Londres. Ai partir dai comecou o pesadelo dela. Todos os brasileiros do voo que estavam sem pre-visto passaram por uma longa entrevista, checagem das malas, ligacoes para escola para confirmar a matricula... etc.

Bom, ela ficou junto de 3 brasileiro, sendo ela de Sao Paulo-SP e 2 rapazes (1 de Porto Alegre-RS e outro de Campina Grande-PB), no fim depois de horas os 2 rapazes sumiram... ela nao sabe se eles foram removidos ou se foram aceitos. Mas depois de muito tempo vieram com a alegacao de que ela havia pago um curso muito caro e que ela poderia fazer um curso de altissima qualidade no Brasil por este preco e consequentemente ensinuarao que ela queria ficar mais de 6 meses.

Depois de horas anunciaram que a entrada dela nao seria permitida. O voo estava previsto para chegar as 14h00 e era 19h00 da sexta-feira (5 horas depois) e eu e outros amigos em comum estavamos desesperados com a falta de noticia. Depois disso ela foi levada para um salinha (vc ja devem ter ouvido alguem falar destas salinhas)... ficou la junto com alguns africanos e mulcumanos que tambem estavam sendo removidos. Nisso levaram ela para uma especie de presidio que fica a 2 horas de Londres, dentro de um camburao da policia ateh o voo partir no ultimo sabado as 14h00 hrs. Chegando em SP no domingo pela manha, quando consegui conversar com ela. Me senti ateh mais aliviado quando percebi que ela estava de volta ao lar... passei este ultimo fim de semana dia-e-noite em contato com amigos aqui em Londres e com os pais dela convivendo este pesadelo.


Concluindo pessoal,
- a imigracao esta extremamente calculista e medindo o maximo a entrada, nao digo que isto eh apenas com brasileiros, realmente somos uma comunidade muito grande aqui em Londres, por isso somos o pais numero 1º em numeros de deportacoes / remocoes.
- vale frisar que remocao eh quando vc nao foi aceito no pais, ja deportacao envolve policia, processo... etc.... pq vc cometeu algum crime dentro do pais que imigrou.
- outra coisa que venho observando eh a quantidade de pessoas que tem o visto negado no Brasil e acham quem conseguem facilmente entrar para permanecer no maximo 6 meses (mesmo que na teoria), com certeza existem algumas excecoes... mas nestas ultimas semanas estando aqui sohvejo noticias nada boas.
- nao tirem o orkut como base e exemplo de tudo, pra mim o orkut nao representa nem 10% o que anda acontecendo por aqui, o que tem de brasileiros de baixa-renda, sem ingles, semi-analfabeto que vendeu tudo que tinham, pagaram para certas agencias de viagens organizarem a viagem, por isso conseguem o visto (muito demonstrando documentacoes falsas - nao posso garantir, mas tudo leva a crer que eh por este caminho). Pq falo no orkut? Pois essa massa de gente que eu digo nem acessar internet acessam.
- quem teve o visto negado, nao eh tirando outro passaporte que vc resolverar seus problemas, pois tudo fica no historico do sistema do consulado que eh interligado com a imigracao, pelo seu nome eles puxam sua ficha.
- outros acham que fazer um voo via outro pais da Europa eh mais facil do que ir num voo direto, assim caso a entrada seje negada, vc volta para o pais que fez a conexao, porem agora eles nao estao devolvendo o passaporte, estao mandando de volta diretamente para o Brasil para Policia Federal, assim vc ateh eh removido para outro pais, mas nao consegue entrar pq nao esta com o passaporte, assim fica em transito e tem a unica opcao de retornar ao Brasil.

Por isso eu falo, Sera que vale atravessar um oceano com certas brechas no processo (falta de clareza na documentacao, visto ja negado, humor do oficial da imgracao, etc) para ter que voltar para casa?

A resposta que eu tenho eh a seguinte:
Se vc seguir todo o roteiro e procedimentos do consulado e quer na real estudar ateh 6 meses, tente tirar o visto no consulado do RJ, pq o visto negado no Brasil sera menos doloroso do que passar por esta humilhacao e o consulado nao restringe as solicitacoes de visto para quem quer ficar menos de 6 meses.

Quero deixar uma mensagem para minha amiga e para todos que passaram por esta situacao:
Imagino que a dor, sofrimento, humilhacao, sentimento de fracasso, de derrota, deve lhe corroer por dentro.... realmente isso eh uma baque incalculavel onde apenas quem passa por isso sabe o que essas palavras negativas representam. Mas a vida nao para por ai, as vezes temos que seguir por outro caminhos, mudar o curso do rio e bola pra frente. O recomeco eh dificil mas nao devemos nos entregar e devemos continuar a lutar.

Vou me informar direito, pegar os contatos, mas no caso de urgencia e isso nos sabemos que pode ocorrer, o consulado brasileiro possui um telefone 24 horas aqui em Londres, onde vc liga para eles e os mesmos conseguem levantar toda a ficha e situacao do cidadao brasileiro que esta sendo deportado/removido.

Vou ficando por aqui, meu proximo post vou falar de um assunto mais alegre..... minha primeira vez em um PUB.... primeira vez a gente nunca esquece!

Um grande abracao

Leandro Gandra

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estou adorando teus post!
Chego aí dia 6/3.
bjssssssssss

11:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa... fiquei chocada com esse lance...
Acho q os caras exageram, te tratam como marginal... Camburão, q q é isso?????
Vou intensificar as minhas rezas pra todos q estão na espera do bendito EC, ou juntando a documentação (meu caso)...
QUE DEUS NOS AJUDE!
Abração pra ti, fique com Deus, tbém!!
Sabrina/RS

12:35 PM  
Blogger Natercia Gurgel said...

Oi Lê...
nossa fiquei impressionada viu!!!

eu tava mto arrazada com meu ec q nun chega...mais agora...quero msm q demore mais venha aprovado..

brigadão pela força q vc me deu msm sem saber!!

bjus no coração e mto conforto pra sua amiga..
quero dizer a ela.. e não desista;;
se ela tem um sonho.. vá atraz msm... e seja FELIZ viu..
bjinhos

1:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que desrespeito com as pessoas...
É por isso que este mundo não vai para frente...
Espero que sua amiga esteja bem!!!
bjussss
saudades

3:18 PM  
Blogger Pity said...

Oi Leandro!!!
Cara, onde vc tah morando? Tah estudando na scotts?
Se for, to lah todo dia de manha, derepente a gente se esbarra... qual o seu nivel????
Abracao!

1:20 PM  
Blogger Diva Esbelta said...

Oi achei muito interessante esse assunto, estou refletindo em fazer uma viagem para Londres para aprender inglês, pensava em ficar 1 ano, mas agora já estou pensando em 6 meses já q é mais fácil conseguir o visto desta forma, fico triste pela sua amiga, mas acho q ela não deve desistir. Fica na Paz...Diva

12:05 PM  

Postar um comentário

<< Home