segunda-feira, outubro 24, 2005

Outra feira de Intercâmbio em SP


Nos dia 25 e 26 de Outubro terá outra feira de intercâmbio em S.Paulo, ocorrerá no Centro Universitário do Senac Santo Amaro. Parece que terá bastante agências, inclusive a Hello London, tomara que role umas promoções por lá.

Bom, voltando a falar da feira da British Council que rolou no último fim de semana, conforme prometi segue a foto do Brazil British Center, um lugar muito bom, com biblioteca, internet, pub... muito show! Lá fica a sede da British Council em SP, tem Cultura Inglesa e a Câmara de Comércio BR-UK.

Bom, sigo na luta pesquisando as escola, mas esta semana ainda devo estar fechando algo... eu espero!

Um ótimo começo de semana a todos

domingo, outubro 23, 2005

Feira British Council em SP - eu fui!

Olá pessoal,

Para quem não sabe esta rolando esteve fim de semana em Sampa a Feira de estudos no Reino Unido organizado pela British Council (22 e 23 de Outubro), seguindo dia 25/10 para Campinas, 26/10 para Porto Alegre e finalizando dia 28/10 no Rio de Janeiro. O objetivo da feira é o intercâmbio para capacitação profissional, tinha muitas universidades por lá, mas encontramos algumas escolas de inglês, pena que a maioria era no interior.

Cheguei lá com 30 minutos de atraso e minha amiga Milena (junto com o Renato eles administram o melhor blog sobre Londres, no post de hoje ela também conta como foi nossa visita - http://londreslondres.blogspot.com -) então, ela ficou me esperando um tempão... e o pior, o ônibus que eu iria pegar para ir embora também servia pra ela, sendo assim, ela ia embora comigo, perdemos 2 ônibus até percebemos que estavamos no ponto errado, mas beleza, depois de quase uma hora e meia pegamos o ônibus.

Voltando a feira, na entrada, quem fez a inscrição pela internet ganhava uma sacola com a bandeira do Reino Unido com um squeeze muito show!

Vimos a programação e resolvemos assistir uma palestra sobre Escolas em Londres e sobre vistos.... vistos? ... opa, corremos na hora pra assistir. O auditório estava lotadissímo, parecia pré-estréia de cinema. Ahh, um detalhe, o evento ocorreu no "British Brazil Center", onde o British Council esta instalado, é um prédio imenso, depois vou atualizar aqui e coloco a foto que tirei da portaria. E tinha até um PUB de verdade lá, foi muito bom a organização da feiram faltou apenas bebedouros!

A palestra foi legal, a palestrante falou desde cursos e idiomas até mestrados. No final entrou a Mariana Zelenoy, funcionária do Consulado Britânico do Rio de Janeiro, responsável por emitir vistos estudantis para cidadãos brasileiros. Ela falou que não devemos confiar em sites que querem passar informações sobre Londres, principalmente aqueles que falam de vistos e muito menos em comunidades do orkut. Ela frisou que muitos estudantes não lêem o site do consulado - http://www.reinounido.org.br - e ficam fazendo diversas perguntas "bestas" via e-mail e até mesmo durante o evento hoje. Ela não se estendeu muito na palestra e atenderia pessoalmente no balcão da feira.

Eu e a Mi corremos pro balcão pra falar com ela, ai ficamos só ouvindo as perguntas do povo, nossa... dava vontate de esganar uns.... cada pergunta besta.... do tipo daquelas que fazem no tópicos do Orkut... ai nós sabemos que o mal de muitos é a falta de ATENÇÃO e LEITURA. Quando chegou minha vez eu perguntei - "Venho acompanhando algumas comunidades do orkut, mesmo sabendo que lá muitos casos a fonte não é confiável e outras são, porem, ambos possuem informações incomum com relação ao visto negado. Todos descrevem que o curso escolhido existe no Brasil" - Bom pessoal, era uma coisa tão óbvia, que tanto eu como muitas pessoas não deduziam isto. Mas há diversas situações secundárias que o cônsul vai alegar depois de ter achado um motivo primário, ou seja, se você não comprova a renda necessária, o cônsul nega seu visto e dirá que o curso escolhido tem no Brasil, mas ai que tá o entendimento - significa que o seu visto foi negado, mas que você não ficará sem estudar inglês, pois há similares aqui no Brasil. Sendo assim, ficamos todos mais aliviados.

Outra coisa importante é com relação ao patrocinador, você tem que comprovar uma renda onde o patrocinador terá condições de ter manter em Londres e ele se manter aqui, já que ele sacrificará sua renda. Mais um detalhe, você têm que deixar claro o porquê o patrocinador escolhido tem interesse em te patrocinar, ou seja, que adianta pegar um amigo que ganha bem, sendo que o consulado irá analisar o que este "amigo" sairia ganhando financiado o estudo de outra pessoa.

Depois perguntei sobre a Scott College, já que tenho alguns amigos que estão no aguardo de uma posição. Ela disse o que todos já sabem, que a escola esta sobre investigação, que não negaram nehum visto pra Scott, mas também não concederam e nem concederão, todos estão em stand by, porém ela recomendou pagar outra escola, pois ela foi bem taxativa dizendo - "Onde há fumaça, há fogo". E ela deixou entender que este problema não será resolvido tão cedo, tudo dependerá das investigações em Londres, não adiantando em nada o fato do diretor da escola ter enviado um fax para o consulado carioca.

Como alguns de vocês sabem eu iria (não vou mais) para Scott College, a escola deve ser legal e tudo, mas sabendo destes problemas eu não posso arriscar. Depois disso não perguntei mais nada, mas ela nos deu um estojo e uma caneta escrito "Precisa de visto", achei muito engraçado.

Ah, esqueci de dizer que trabalham 7 pessoas no consulado e que recebem cerca de 200 solicitações de visto por dia, ai tanto a Mariana quanto os outros 6 funcionários fazem a triagem, organizando tudo para a avaliação do cônsul. Ela disse que há certos momentos onde um funcionário fica de licença e outro de férias, o trabalho praticamente duplica. Ela frisou isto pois o consulado esta recebendo uma chuva de e-mails e ela é a única responsável por responde-los. Inclusive ela disse que tem gente que manda a documentação na quinta e na sexta-feira quer saber como esta o status da solicitação, por isso a necessidade de enviar com 2 meses de antecedência e aguardar uma resposta. Então o povo ja sabe... se mandou um e-mail pro consulado e recebeu a resposta... as vezes uma resposta desagradável... foi por causa do staff baixo

Concluindo, achei que a feira foi show e fiquei menos bolado com relação aos vistos, ficamos tão ligados a certas histórias que não analisamos corretamente as coisas. Ficarei mais cauteloso do que eu já era.

Uma boa sorte a todos!
Até breve