segunda-feira, novembro 21, 2005

Lista de Espera...

Tô na área pessoal!
Bom, venho acompanhando diariamente as movimentações nas comunidades especializadas em Londres no Orkut, mas de um tempo pra cá tudo anda meio parado, sem muitas novidades. Então vim falar de um assunto que não deixa de ser importante - "A volta para casa".
Todos sabem que as passagens de estudantes valem em torno de 1 ano a partir do primeiro trecho voado. Como trabalho na área segue algumas dicas antes de você fechar uma passagem:
- verifique o valor da passagem mais as taxas pois as taxas de embarque varia de cia para cia, hoje a média esta em torno de U$ 200 dólares
- algumas agência cobram uma taxa de emissão de U$ 50 dólares, verifique se esta taxa já esta inclusa no valor da passagem ou deve ser somado no valor total.
- Lembre-se que esta taxa de emissão que as agência cobram e as taxas de embarque são pagas na 1º parcela (no caso de pagamento parcelado).
- Marque seu assento antecipadamente, ele será a garantia do seu lugar em caso de overbooking (quando uma cia aérea vende mais assentos do que tem disponível).
- chegue no aeroporto com no minimo 3 horas de antecedência ao vôo.
Verifique as condições da passagem:
- as vezes uma oferece stop (permite uma parada no ponto de conexão, ou seja, caso viaje pela Air France o viajante terá direito a uma parada em Paris). Você deve definir antes da emissão do bilhete se a parada será na sua ida ou na volta.
- Atente-se se o bilhete possui alguma penalidade, algumas cia aéreas oferecem 1 remarcação gratís e outras cobram multas por alteração. Neste caso atente-se que você poderá mudar de data quando quiser (desde que tenha na mesma classe que você pagou, pois caso contrário você terá um gasto extra pagando a diferença de tarifa também). Só quando você tiver certeza da data que retornará solicite a remarcação da sua viagem, onde seu bilhete será reemitido e você terá que comparecer a loja da cia aérea para fazer esta remarcaçaõ pessoalmente (exceto aqueles que possuem bilhete eletrônicos).
- regras de reembolso, caso sua viagem tenha que ser cancelada por qualquer motivo que seja, verifique os valores das multas e taxas. Lembrando que o reembolso das cias aéreas chegam a demorar mais de 60 dias.
- Há cias que a validade do bilhete não chega a ser de 1 ano, já vi casos de cias que calculam em dias e no tempo total não chega a 11 meses.
- Caso o seu bilhete vença 1 ano de validade você o perderá e terá que comprar outro, não tendo nem direito de reembolso do valor pago.
Passado estas dicas seguem o motivo do título deste post:
- É muito imporatante deixar sua volta agendada com no minímo 3 meses de antecedência a viagem. Assim você poderá remarcar sua viagem para data solicitada, encontrando vagas na mesma classe de reserva que você pagou (neste caso você pagará apenas a taxa de remarcação quando aplicavel).
- Lista de espera = pra vocês terem uma idéia meu amigo que tinha uma viagem pré-agendada para o retorno em Outubro estava esperando abrir vagas em dezembro, mês que terminaria o curso e voltaria de vez ao Brasil. Ele ficou em lista de espera para a data solicitada no dia 17/12 por mais de 1 semana, sendo que haviam mais de 80 pessoas na frente dele - lembrando que estudantes não é prioridade para cia aérea confirmar a reserva, visto que na lista você terá passageiros Vips, clientes participantes de programas de milhas, passageiros pagando passagens em classes altas. Só conseguimos confirmar o vôo dele devido o contato e amizade com alguns promotores da cia aérea. Sendo assim, programe-se, principalmente na alta temporada.
Espero ter ajudado com estas dicas!
Nesta semana eu pagarei minha passagem aérea e solicitarei o EC, em breve darei maiores detalhes.
Um ótimo inicio de semana a todos!