sábado, março 11, 2006

Colegas de Classe

Bom, vou falar pra voces como eh minha sala de aula.
Minha escola eh um pouco fraca, mas se esforcando da pra aprender, mas pensando no geral muitas escolas seguem o mesmo padrao, ma instalacoes, falta de equipamentos que auxiliam no aprendizado... entre outros.
A maioria dos professores sao poloneses, vou narrar abaixo para voces como eh minha sala de aula?
Professora - Margareth - Polonia
Eu (Sao Paulo) - Brasil - aluno frequente
Nivia (Porto Alegre) - Brasil - aluna frequente
Marciano (Minas Gerais) - Brasil - aluno mais ou menos frequente
Julio Cesar (Minas Gerais) - Brasil - frequente apenas para assinar a lista e ir embora
Angela (Minas Gerais) - Brasil - mesma situacao do Julio Cesar
Leonardo (Porto Alegre) - Brasil - raramente
Maria - Eslovaquia - frequente
Alicia - Peru - frequente
Johanna - China (Hong Kong) - frequente
Lee - China - raramente
Liu - China - ramamente
Valentine - Congo - sumiu das aulas
Szeveta - Russa (porem mora em Israel) - novata
Mein - Malasia - as vezes
Simi - Coreia do Sul - novata
Martin - Eslovaquia - sumido
Myn - Japao - sumido
Contei 15 pessoas, mas normalmente vao uma media de 6 pessoas e no maximo 10, ha pessoas que soh vao assinar lista de presenca, outros nem aparecem na sala de aula, se voce for colocar todos matriculados na sala pode ter certeza que falta cadeira e espaco, infelizmente a grande maioria das escolas sao usadas apenas para obtencao de visto!
Tenho amizade com todos, mas na sala sento mais proximo a Maria (eslovaca) e Alicia (peruana).
A Alicia eh muito engracada.... ela tem bastante dificuldades ainda, principalmente pq ela chegou ha 2 semanas... entao ela esta se acostumando a ouvir e compreender... entao fico no portunhol com ela direto e do nada misturo ingles com espanhol.
Agora para brincar e contar piada eh me divirto com Johann - ela eh cinesa... ai eu falo chines com ela (tocorin cungo maarulhe) umas misturadas e ela ri muito... ai ela pega meu dicionario portugues/ingles e se diverte.

Como eu disse, tem um numero grande de brasileiros mas a grande maioria nao tem interesse nas aulas, por outro lado, tem bastante estrangeiros tambem.
Quando der vou tirar uma foto da turma.
Semana passada tive aula num pub, essa semana tive num cafe e semana que vem sera num museu.

obs - eu sou fanatico em geografia e quando conheco gente de outras partes do mundo fico tentando saber mais sobre sua cultura e tentar expor pra esta pessoa o que ja li sobre seu pais, acho muito engracado. Na China por exemplo eles leem o Mapa Mundi de cabeca pra baixo, e eu teimava que o Brasil ficava num lugar e eles temavam comigo que ficava em outro.

Um coisa que sempre me policio e a mania do brasileiro sempre achar que mora no melhor lugar do mundo, onde tudo eh quase perfeito..... realmente temos arvores, rios, praias, povo alegre, trabalhadores.... mas cada pais tem seu lado especial.
Vou dar um exemplo, essa semana na sala um brazuka comecou a bater boca com um japones dizendo que as flores brasileiras sao mais bonitas... ai a professora ja ficou de cara feia (ela pelo seus anos de experiencia ja sabe desse defeitinho dos brasileiros), ai eu entrei na conversa e disse que achava as plantas holandesas muito bonitas (principalmente as Tulipas) e na Colombia tambem tem campo de rosas maravilhosos.... ou seja.... antes de criticar ou de se auto-convencer temos que pensar... ja viajei o mundo? posso fazer uma real comparacao? Nao - entao tempos que debater sobre coisas realmente concretas.. uma coisa que eles nao tem duvida eh sobre as festividades brasileiras... eles concordam quando dizemos que as maiores festas populares estao no Brasil.... isso eh logico. Ja a Holanda eh famosa pela exportacao de Tulipas, Colombia possui uma mercado muito forte de exportacao de rosas....
Na aula que tive no cafe esta semana minha professora dividu com a gente como foi o comeco da vida dela aqui em londres. Ha 5 anos atras todo polones precisava de visto e que ela passou muitos apuros, muitos semelhantes aos que os brasileiros passam... mas ja fazem 2 anos que a Polonia entrou na Uniao Europeia e que a nao necessidade do visto fez com que a vida melhorasse para os poloneses residentes aqui.
Bom, estou indo num pub agora
Desejo um otimo fim de semana a todos.
Daqui a pouco minha amiga (bastante conhecida por voces) Milena estara embarcando, depois de 1 semana em Milao ela vem pra Londres, irei busca-la no aeroporto. O Re devido ao atraso no recebimento do passaporte teve que remarcar a passagem.
Um abracao

*nao fiz revisao no texto - sorry pelos erros - lembrando que nao tenho como acentuar

sexta-feira, março 10, 2006

Uzbekistan


Esse pais logo abaixo da Russia possui uma populacao muito legal.

Uzbekistan = Ubesquistao
populacao - 25 milhoes (ira dobrar nos proximos 50 anos)
Capital - Tashkent (Toshkent)
idioma - 1º ubesquitanes / 2º russo

O povo eh bonito, simpatico, adoram aprender outras linguas e sao super abertos, bem semelhantes aos brasileiros.

Muitos deles trabalham como catering, entao, encontrar centenas de brasileiros e ubesquitaneses juntos sera facil, mas todos eles sao pessoas agradaveis e possuem uma percepcao fenomenal. Basta falar uma vez 1 palavra em portugues pra eles pegarem de primeira o jeito de pronunciar.

Agora, cuidado com os palavros em portuguesm isso eh a primeira coisa que eles aprendem. rsrsrs O povo ubesquitanes sao bonitos e missegenado como nos brasileiros.

Ele possuem as mesma burocracias que nos brasileiros para permanecerem no Reino Unido.
Bom quis dedicar este post a eles pois estou fazendo bastante amizades no meio deste post.

Fui

Olhar Cronico

Vim trazer um dica de leitura bem interessante.

Quando estava em Sampa minha chefe me emprestou o livro chamado "Olhar Cronico" escrito pelo jornalista da Globo "Cesar Tralli" onde ele ralata diversos fatos ocorridos com ele durante os 5 anos de corresponde na Europa, principalmente em Londres onde ele morou. La li coisas bem interessantes como:

- os policias detestam que os pedestres atravessem fora da paixa dedicada
- os indianos quando recebem estudantes estrangeiros incluem no pacote apenas 3 banhos semanais (eca).... o excedente tem que ser pago.
- etc... nao vou falar o resto pq o escritor/reporter/apresentador tem que lucrar.

Vai ai minha dica... o Livro eh maravilhoso e fala de diversas reportagens que ele cobriu na Europa e Oriente Medio.


Boa Leitura.

quinta-feira, março 09, 2006

Keys


Acima segue a foto da entrada do Palacio de Bunckingham.
Esta muito bonito, tudo enfeitado com bandeiras brasileiras e inglesas para recepcao do presidente Lula.
Ola
Comeco o meu post dizendo que perdi minhas chaves.... ainda bem q tinha gente em casa a hora que cheguei e percebi que estava sem minhas chavesm o ruim foi meu quarto q eh trancado, um amigo da casa conseguiu abriu mas nessa cortou a mao.... Agora vou ter que tirar um copia, mas pq eu estou dizendo esse ocorrido para voces? Por um detalhe muito imporatante, geralmente os landlords penduram nos chaveiros o endereco da casa, entao, se alguem de mah feh achar minha chave na rua saberas onde moro... ai vc jah sabem o risco que corremos neh! Por isso tomem cuidado, coisa que nao fiz!
Ontem cortei meu cabelo pela primeira vez, paguei £9.50 - dei uma mudada nele... passei maquina 2 dos lados e arrepiei em cima, estilo dos ingleses.... mas ja disfiz... da uma trabalho arrumar o cabelo... nao ficou estilo moicano (o cabelo eh mais triangular).
Aqui para se alimentar eh muito barato, mas cada dia que passou eu estou comendo coisas melhores... a marca Tesco eh boa... mas tem outras que sao muito boas... frutas aqui nao eh muito barato entao muita gente nao come... eu ja compro pessegos e macas.... as vezes um alface.. estou com saudades de comer xuxu (ou eh chuchu?).
quando coloco "h" no final de uma palavra eh pq tem assento.

Ontem a BBC apresentou um documentario de 1 hora fazendo uma reproducao sobre a morte do brasileiro, fizeram imagens muito forte... soh agora a policia realmente assumiu o erro... esperaram o Lula vir pra ca para assumirem a culpa.

Vou ficando por aqui.

Abracos

segunda-feira, março 06, 2006

Garoa Neve?

Ola pessoal,

Ando meio busy esta ultima semana, mas todo dia ocorre alguma coisa e penso em postar no blog, assuntos legais, mas chega em casa e esqueco... ou ocorre outra coisa. Mas vou tentar fazer um resumo dos ultimos ocorridos.

Hoje estava no metro ai veio um jovem escutando musica no disc-man e comecou a cantar muito alto, totalmente sem nocao.... ai ele foi ateh o final da plataforma e ele percebeu que uma camera estava filmando ele e passando na TV, ai ele comecou a cantar mais alto e dancar, tudo isso pra se ver na TV de seguranca.... ai veio o seguranca e falou um monte pra ele... mas aqui as pessoas resolvem tudo na conversa... se fosse no Brasil o moleque ja tinha levado um tapa....

O que me deixa incomodado aqui em londres sao as cameras, elas estao presentes em quase todas as ruas.... estao dentro de todos os onibus e metros pegando todos os angulos, assim como nos estabelecimentos comerciais, soh na minha sala de aula que eu sei que nao tem... no resto tem em tudo... eu fico meio assim cismado de estar fazendo algo errado, carrego minha mochila sempre de uma forma notavel... aqui eles estao com um sistema de seguranca bem reforcado. Na estacao de King Cross onde foi explodido uma das bombas do atentando do ano passado, passei por la semana passada com minha mochila e fui parado (perguntaram se eu era estudante e pediram meu Oyster Card, apresentei e fui liberado), mas todos que estavam com mochilas e malas estavam sendo parados. Nas ruas as blitz sao constantes.

O motivo do titulo do blog?
Entao, ha mais de uma semana que neva todo dia, o sol aparece direto e do nada o tempo fecha e comeca a nevar, trata-se de uma neve fraca que nem deixa o chao branco... mas eh engracado quando ela engrossa por uns 5 minutos... mas neve constantes nao caiu ainda nao. O dia esta amanhecendo mais cedo, as 06h30 o sol ja nasceu e as 18h00 ja esta escuro.

Waiter - Catering Services
O que rola muito aqui eh trabalho de catering (trabalhando dentro de hoteis e festas como garcom), ha centenas de agencias na semana e eh uma outra atividade que mais emprega estudantes (principalmente brasileiros). Neste ultimo fim de semana trabalhei no mesmo hotel em situacoes diferentes.
No sabado trabalhei como garcom numa festa a fantasia de uma empresa, os ingleses sao muitos estranhos, usavam perucas, as mulheres vestidas de rainhas com tiaras de outro de verdade, achei muito interessante, a unica coisa ruim que minha colega da casa que trabalhou comigo foi roubada dentro do hotel, alguem entrou na sala onde os funcionarios deixam os seus pertences e roubaram minha amiga e outra brasileira. Nisso fiquei com ela resolvendo o problema com o seguranca, chegamos muito tarde em casa, durmimos muito pouco e no dia seguinte estavamos la de novo, mas agora para trabalharmos no cafe-da-manha. O interessante destes eventos que eles podem ser um complemento de renda, visto que muitos cleanner sao 10 horas por semana, assim da pra voces trabalhar ateh 20 horas nesses dois empregos e se manter numa boa aqui. Um coisa que percebi os servicos de cleanner sao totalmente operacionalizados por latinos (90%) e o restante por africanos, mas brasileiros dominam. Ja no servicos de catering vc encontra um staff de brasileiros e europeus originados de paises mais pobres (Ucrania, Polonia, Eslovaquia) e e paises da Asia que falam Russo (tinha muitos do Cazaquistao e Ubesquistao), o engracado que os Ubesquitaneses sao muitos nos servicos de catering e eles adoram aprender o portugues, aprendem com uma naturalidade tramenda.

Ha, lembrei de um habito britanico que inclusive os americanos imitam, aqui eles comprimentam beijando na boca, principalmente em momentos especiais.... dizem que isto eh em toda Europa, mas nao vi direito. E o comprimento eh de homem-homem... mulher-mulher.. tudo junto

Bom, tenho que ir

Uma boa semana a todos

(quem me mandou e-mail em breve eu respondo).