quarta-feira, março 01, 2006

Acabouuuuu o carnaval!

Acabou o carnaval no Brasil....
Aqui nao rolou nada de interessante, teve umas festinhas brasileiras pequenas, mas nem fui, fiquei acompanhando pelo Terra o melhor carnaval do mundo.... Salvador!
Bom, hoje na escola outra stresse por causa dos alunos brasileiros, a profº reclamou que esta cansando de ensinar para pessoas desinteressadas (mais uma vez por causa dos brazukas que vao a aula apenas assinar a lista de presenca), mas ela disse que chegou a conclusao que na escola 80% do pessoal compram apenas para o visto.... Minha professora eh polonesa mas tem cara de espanhola, ela adora a cultura espanhola e esta fazendo o curso desta lingua, minha teacher tb eh fanatica por rock e metal, ela adora o grupo brasileiro Sepultura.
AH, mas uma vez muito obrigado pelas visitas e comentarios e conforme sugestao da Sabrina/RS que sempre deixa recados auto-astral (valeu Sabrina) vou falar sobre Pi lin Pi Lin Pi Lin alguem ligou pra mim?
Quando chegamos aqui a primeira coisa que queremos eh comunicar-se com os familiares. E quando cheguei usei a net que tem disponivel aqui em casa, conversei com meu irmao via MSN e relatei o que ocorreu durante toda minha viagem.
Eu nao sei como faz para ligar a cobrar, porem nas cabines telefonicas possuem as intrucoes, mas lembre-se, vai custar uma nota. Um conselho, traga o seu celular de chip desbloqueado do Brasil ( o pessoal fala que aqui custa 5 pounds para desbloquear - isso eh para quem ja esta aqui a muito tempo e conhece os lugares, pq para quem esta chegando, as principais lojas no centro cobram de 10 a 12 pounds).
Trazendo o seu celular do Brasil voce podera adquirir o chip da "O2" por 5 pounds e eh obrigatorio fazer a primeira recarga de 10 pounds - ou seja - o investimento inicial serah de 15 pounds e vc podera comprar logo no primeiro dia que chegar aqui. Esta operadora "O2" possui ligacoes para telefones fixo no Brasil por apenas 5p (5 centavos) - apenas nos fins de semana.
Ou podera tambem comprar um cartao de ligacao internacional e falar por bastante tempo, mas soh eh bom se vc ligar de telefone fixo, pq de orelhao eh necessario ficar colocando moedas e de celular come todo o seu credito.
Outra coisa que lembrei, esta chegando em Londres e ira se locomover de metro? Preste atencao de como voce tera que fazer.
Comprei um bilhete para todas as zonas por apenas 1 dias de validade - custa em torno de 6.80 pounds (caro).
No dia seguinte vc podera comprar o passe semanal de metro/onibus ou soh de onibus:
1 semana de onibus zonas 1 e 2 - custa 13 pounds (depois que chegar sua carteira de estudante caira para uns 9.50 pounds).
1 semana de metro zonas 1 e 2 - custa 22.20 pounds (depois que chegar sua carteira de estudante caira para 15.50 pounds - comprando o metro vc tem o direito de andar de onibus em todas as zonas).
O metro parece complicado quando vc ve o mapa, mas eh muito facil de se locomover nele... o onibus tambem eh facil porem no comeco eh meio complicado de entender, mas o sistema de tranporte aqui funciona muito bem, vc sabe quanto tempo ficara no ponto de onibus ou na estacao de metro esperando o proximo trem, os letreiros digitais informam.

Bom, por hoje eh soh

Um grande abraco a todos e quero mandar um abraco especial para meu GRANDE AMIGO Alexandre que esta fazendo niver hoje... muitas felicidades Ale.

Leandro Gandra

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Primeiro mes...

Como o tempo passa neh?

Lembro no dia 25/01 (feriado em SP devido o aniversario desta cidade que tanto adoro). Mas exatamente as 17h35 (com 25 minutos de atraso) meu voo decolava no aeroporto Internacional de Sao Paulo / Guarulhos. Naquele dia foram 3 carros de familiares juntos comigo e mais outros de grandes amigos, meus primos, meus amigos de infancia, amigos que fiz nesta trajetoria para Londres o qual estou aguardando a chegada deles, amigos do meu trabalho, minhas tias, meus irmaos e meus pais... esta foi a pior parte... despedir da minha mae nao foi nada facil, chorei muito... ela tambem chorou muito... nisso ja estava atrasado para o embarque, peguei a fila da policia federal enxugando as lagrimas e segui em frente para o portao de embarque.

O meu voo estava lotado e ao meu lado veio um casal de austriaco muitos simpaticos onde vim treinando meu ingles, cheguei em Milao para a conexao as 07h00 da manha (04h00 no Brasil na epoca do horario de verao), antes do pouso o piloto informada a temperatura negativa de -12ºC, nevando muito... muito frio... mas esta parte eu ja contei pra voces.... pulando direto pra Londres.

Cheguei aqui no dia 26/01, ou seja, ontem fez exatamente 1 mes que cheguei. Estou frequetando diariamente a escola, eh muito dificil eu faltar, percebi que o unico jeito de aprender o ingles eh indo para escola, pq fora de la o contato com brasileiros e estrangeiros eh muito grande, menos o ingles. Esta semana devo ateh estar comprando um novo dicionario Oxford e alguns livros de gramatica. Digo isso pq muita gente comeca a arrumar varios trabalhos e a escola fica para segudo plano... no meu trabalho mesmo tem um baiano muito gente boa (choramos juntos por nao poder estar no carnaval de Salvador - estou acompanhando a todo momento o Terra que esta transmitindo ao vivo pela net), entao, voltando a esse amigo, ele esta aqui a 1 ano e 4 meses e fala apenas o basico... eu daqui 1 ano tem o objetivo de estar falando fluente, nao vim com o objetivo de fazer grana.

Continuo no meu trabalho de cleanner e procurando algumas colocacoes melhores. A cidade eh muito rica em informacoes culturais e turisticas, nao conheci nem 1% do que a cidade oferece. Mas quero em breve comecar a visitar museus e ir a teatros.

Lembram que comentei sobre um corredor de bandeiras brasileiras e inglesas juntas? Entao, voltei la hoje, fica na entrada do Palacio de Buckingham (residencia oficial da Rainha), ja retiraram o corredor de bandeiras e mantiveram apenas algumas.... eu descobri que o motivo das bandeiras eh a visita oficial do Presidente Lula, mas elas estavam em grande numero devido ao carnaval, em breve posto estas fotos.... fui la hoje tirar fotos com o restante de bandeiras que ainda constam la.

Outra coisa que queria dividir com voces foi um sonho triplo que tive (verdade sonhei na mesma noite o mesmo sonho 3 vezese repetidas - e olha que me lembro!) sonhava que tinha desistido de tudo e voltado pro Brasil.... que depois de 3 dias que retornei para casa me bateu um arrependimento de ter voltado pra casa antes de atingir meu objetivo... ai bateu o desespero de voltar de novo para Londres, mas ai nao tinha dinheiro para comprar outra passagem, fiquei desesperado e acordei... na hora que acordei nao acreditava que estava em Londres.... meu colega de quarto teve que me da uma sacudida para eu cair na real. Por que estou divindindo este sonho com voces? No comeco da muita vontade de voltar, de nao suportar a distancia da familia, nao se adaptar aqui... mas este sonho foi importante pois deixou mais forte a minha vontade de continuar aqui, enfrentar a realidade e se Deus quiser vencer mais esta minha etapa de minha vida.

Todo dia estou aprendendo, hoje mesmo lembrei de uma dica para passar para quem esta vindo para ca, muitos (por causa do frio) escorre sangue pelo nariz, eu ainda nao tive isso, mas dizem que isto ocorre muito quando vc chega da rua e vai tomar um banho quente, por isso, espera o corpo aquecer dentro de casa e quando entrar no chuveiro jogue agua morna no rosto antes do choque termico com a agua quente.

Com relacao a adpatacao estou levando na boa, a comida aqui eh muito parecida com a brasileira, soh o sabor de algumas comidas que mudam, mas cozinhar esta sendo tranquilo, estou me alimentando bem, comendo frutas e verduras, arroz e feijao e nao ficando apenas em massas. Lavara roupa eh a parte mais facil, a maquina faz tudo!

Andar pela cidade eh muito facil, eh mais facil me perder em Sampa (onde nasci e cresci) do que aqui onde tudo eh sinalizado.

Ah... lembrei de um fato curioso que ocorreu esta semana, estava caminhando pela Trafalgar Square quando de repende passa um cara correndo a mil do meu lado.... segurando uma garrafa (acho que era de vinho) e quando olhei para tras percebi que ele tinha roubado de um supermercado e alguns funcionarios ficaram soh olhando.

Hoje as 04h30 da manha um bebado tentou bater numa senhora (ela me parecia latina)... ai um estudante (outro latino que devia ser amigo dela) sentou ao lado dela para nao deixar ele chegar perto dela... ai o bebado (que parecia turco) tentou agredir o rapaz e um outro homem bem forte (brasileiro) chegou e deu uma entrucada nele dizendo que se enconstasse nela iria quebrar ele.. ai o bebado parou....

Bom, por hoje eh soh
Fique a vontade de me questionar o que quiserem, as vezes tem algum assunto que nao comentei e voces tem curiosidades.

Quero agradecer a imensa visita que ando recebendo, em breve quero gravar e disponibilizar um video para voces.

Um grande abraco

Leandro Gandra